Publicado por: wainertoni | 29/03/2010

Por que Green?

Talvez muitos ainda se perguntem e pensem: Porque tanto alarde com o tema Green? Green isso, Green aquilo, isso é mais um modismo para as empresas venderem seus produtos!

Em parte podem ter razão, mas a raiz da questão é muito mais séria do que parece a primeira vista. Primeiro, a questão de buscar soluções, produtos, serviços de empresas que se preocupem e colaborem para a chamada iniciativa Green, deve ser encarada hoje não somente para melhorar a imagem de sua empresa, passando a figurar na lista das que tem responsabilidade sócio-ambiental, mas antes disso para manter a sustentabilidade de nosso planeta. E como conseqüência e principal motivador, trazer benefícios financeiros à sua empresa, ou seja, redução de custos operacionais.

Não adianta nos enganarmos, acreditando que a adesão a essa moda seria somente pelo bem do ambiental, mas o que muitos não sabem é que podemos sim, fazer as coisas de novas formas, obtendo ainda benefícios financeiros com isso.

Você deve estar se perguntando: Mas afinal, o que a tecnologia tem haver com tudo isso? Na verdade tudo, ou quase tudo.

Podemos fazer uso de novas tecnologias, que produzem mais gastando menos energia, transformando assim nosso IT no tão aclamado Green IT. Buscar novas soluções de hardware, software e serviços, que nos ajudem a ter um datacenter mais eficiente. E ainda ir além, nos preocupando com todo o tipo de desperdício encontrado não só em nossa empresa, e fazer uso dessa mesma tecnologia para conseguir melhores resultados e tornar nosso planeta mais inteligente e sustentável.

 

O que muitos não sabem, ou simplesmente não se deram conta, é que na maioria das vezes, os projetos de IT tem seu investimento pago somente pela economia de energia obtida! Fazendo uso não só de equipamentos que são mais eficientes, que consomem menos energia e dissipam menos calor, mas também de serviços tais como: consolidação de servidores e desktops e da tecnologia de virtualização.

Consolidando servidores e desktops você estará reduzindo em muito seus custos, em função  da redução do número de equipamentos necessários para suportar seu ambiente, bem da substituição daqueles já obsoletos, e que em geral geram elevados custos de manutenção. Utilizando a virtualização como sua aliada, sempre que possível, fará com que aumente ainda mais o percentual de utilização de cada servidor físico proporcionando o uso mais efetivo de cada centavo investido na aquisição desses.

No Brasil, além da escassez de energia já ser uma realidade, temos ainda o agravante dos custos subirem muito mais que em outras partes do mundo, como pode ser ilustrado na figura abaixo:

image

Isso só demonstra que de fato o consumo de energia elétrica deve ser ainda mais consciente e reduzido. E que devemos ter como uma de nossas metas, o controle do consumo de energia envolvido no funcionamento e na refrigeração do ambiente de IT de nossa empresa.

Hoje diversas tecnologias nos suportam nesse controle e medição do consumo de energia, entre hardwares e softwares existentes. Vamos juntos conhecer mais sobre elas e fazer nossa parte para tornar nosso planeta mais agradável de se viver.

Quer saber mais? Deixe seu comentário!

Anúncios

Responses

  1. Bom seria se todos tivessem essa consciência…
    Parabéns!!!

    Curtir

    • Obrigado pela participação e incentivo, quem sabe possamos melhorar um pouco as coisas compartilhando o conhecimento.

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: