Publicado por: wainertoni | 18/03/2010

Redes 3G

Nokia-N95 Eu particularmente faço uso do 3G há bastante tempo, no início esse era feito através de um smartphone da Nokia, mais precisamente um N95 que eu trouxe de NY.
Assinei meu primeiro plano de dados com uma franquia de 250MB de tráfego mensal e tive minhas dúvidas quanto a este atender minhas necessidades como profissional da área de TI.

Inicialmente o maior uso era para replicar os podcasts de tecnologia, que faziam parte de minha atualização diária tanto a título profissional como pessoal. Alguns dos podcasts tinham assuntos diferentes de meu trabalho, mas os ouvi também como hobby. Descobri que podia fazer mais com meu smartphone, com recursos fantásticos para a época e resolvi passar a replicar também meus emails pessoais com ele.
Naturalmente o próximo passo foi fazer uso deste celular como modem e expandir o uso do 3G no campo profissional, navegando pela web, lendo e enviando e-mails, entre outros. Tudo estabelecendo sem qualquer problema, uma VPN através do 3G ao acessar a rede da empresa em que trabalho.

Outro recurso que antes era limitado ao uso com redes Wi-fi é o de chamadas telefônicas via VOIP, isso traz grande economia principalmente para quem costuma falar com outros países. Nos primórdios eu as fazia usando o software GIZMO em meu N95 e hoje posso fazê-las através do 3G também, e ainda com vídeo chamadas! Tudo isso usando o Fring.

Modens 3G Atualmente além da manutenção do plano dados pessoal que uso em meu novo smartphone, com os mesmos 250MB nunca ultrapassados, diga-se de passagem, tenho também um modem 3G de outra operadora, fornecido pela empresa em que trabalho e esse com plano ilimitado. Agora o uso ficou muito mais intenso e freqüente provendo a liberdade de trabalhar e me atualizar em qualquer lugar que eu esteja, é verdade que a cobertura ainda não é a ideal, mas para quem trabalha em SP como eu, isso não é muito percebido…
O problema maior ainda fica por conta do consumo de bateria, tanto no smartphone quanto no notebook, o que faz com que a disponibilidade de uma tomada elétrica próxima a mim, seja o limitador muitas vezes.

Outro fato interessante que vale citar e compartilhar:

Onde moro falta energia com freqüência e certa vez quando tivemos aquele blackout geral por causa de Furnas, o que me “salvou” tanto para obter notícias como para pagar minhas contas, foi justamente o 3G! Isso porque sem luz minha conexão de banda larga me deixou na mão e de nada adiantava ter notebooks com bateria. Para minha surpresa, ponto positivo para as operadoras de telefonia celular que fizeram a lição de casa para enfrentar os apagões…

E você como usa o 3G? Está satisfeito? Se não o 4G já está no forno…

Deixe um comentário

Categorias

